Escolha uma Página

Precisa criar uma marca, mas está com bloqueio criativo?

Se você está pensando em criar uma marca, mas está com a criatividade bloqueada, esse post é para você.

Esse tipo de bloqueio é muuito comum, eu mesma, que trabalho com isso todos os dias, as vezes me vejo nessa situação (confesso que é exatamente o que estou passando agora, enquanto escrevo esse artigo).

Não é fácil. A gente tem que pensar em vários aspectos de uma marca:

– Que a gente gosta

– Que vai atrair o cliente

– Se o que estamos pensando, de fato representa o nosso produto ou serviço

– Se a marca é de fácil memorização

– Quanto a gente está disposto a investir em educação do nicho (está diretamente ligado com a memorização)

– Se vamos ter uma logomarca desde o início ou se vamos começar apenas com o nome

– O que as pessoas próximas, como marido, esposa, namorado(a), pai, mãe, acham da nossa ideia..

– E por aí vai…

ITENS OBRIGATÓRIOS NA MARCA

Eu escrevi esse post para te ajudar na missão de criar uma marca criativa e unica, então já abre o seu bloco de notas para anotar todas as ideias que forem surgindo conforme a leitura, tá bom?

Você tem que começar entendendo para que a marca serve. Então vamos lá.

A marca serve para identificar e distinguir o seu negócio no mercado de consumo, por isso ela não pode ser igual a nenhuma outra e não pode ser “trivial”.

Quando eu digo “trivial”, eu me refiro a marcas óbvias, por exemplo, ROUPA, ou ROUPA PRETA, ou ROUPA LINDA, ou ROUPA PASSADA. Esses termos não são marcas, porque apenas descrevem algo e não têm capacidade de distinguir e identificar uma loja no mercado.

Se formos transformar essas palavras em marcas, ficariam assim: ROUPARIA MONIQUE, ou ROCK IN ROUPA, ou VISTA A LIBERDADE, ou LIS’A LISA ROUPA,..

Simples, né?

Bom, quais informações você precisa captar até aqui? Primeiro, que a marca não pode apenas descrever uma coisa; segundo, que a marca deve ser marcante a ponto de identificar o seu negócio no mercado e, terceiro, que a marca deve ser diferente, de modo que não seja a cópia de outra e que não se confunda com outra.

Sobre não confundir com outra marca

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre não confundir com outra eu quero dizer que não basta ser diferente na escrita, mas que tem que ser diferente também na pronúncia, no contexto e na ideia. Para você entender eu vou continuar falandos dos exemplos anteriores, tá bom?

Em relação à marca ROCK IN ROUPA, não poderia existir a seguinte marca: ROSCA IN ROUPA, pois é parecida tanto na escrita, quanto no contexto e na ideia.

Em relação à marca VISTA A LIBERDADE, não poderia existir a seguinte marca: VISTA-SE DE LIBERDADE ou LIBERTE-SE PARA VESTIR, pois o contexto e a ideia são os mesmos.

Em relação à marca LIS’A LISA ROUPA, não poderia existir a seguinte marca: ALISA ROUPA, pois é parecida na escrita e é identica na pronúncia, no contexto e na ideia.

Quanto mais diferente, maior é a chance de êxito no registro.

Se você está aqui nesse post, tenho quase certeza que você já ouviu falar da importancia de registrar uma marca, aliás, é o registro que garante que sua marca continuará sendo diferente no mercado.

Sabe como? Com o registro a sua marca não pode ser usada nem registrada por mais ninguém, sendo assim, a sua marca sempre será unica e diferente no mercado. Incrivel, né?

Então... Como criar uma marca?

MARCAS EVOCATIVAS

Tecnicamente falando nós temos 3 tipos de marcas: Evocativas, Arbitrárias e Fantasiosas.

As MARCAS EVOCATIVAS são aquelas que lembram algo. São termos ou logomarcas formados por elementos que fazem referência a característica dos produtos ou serviços. Mas atenção, porque fazer referencia ao produto/serviço não significa que você vai simplesmente descrever alguma coisa, pois se você descrever, vai cair naquela cilada da ROUPA, ROUPA PRETA, ROUPA LINDA E ROUPA PASSADA, ok?

 

 

 

 

 

 

Vou abrir um parenteses aqui: Você sabe o que a palavra evocar significa? Bom, primeiramente, com certeza você sabe que “invocar” significa de fora para dentro por causa daqueles filmes de terror, né? Mas ao invés de “invocação do mal”, eu vou falar “invocação do bem”, tá? (risos) De qualquer maneira, fato é que “invocar”, significa que algo está fora e que você vai colocar para dentro de si. Em contrapartida, “evocar” significa algo que está dentro e que você vai colocar para fora. É, portanto, uma ideia que sai de dentro de si, algo que você lembra. Quando nós conversamos ou escrevemos algo, nós estamos evocando as palavras. Quando nossa memória está ruim, estamos com problemas de “evocação”. Pronto, esse monte de exemplo não vai te deixar esquecer.

A MARCA EVOCATIVA possui:

a) linguagem direta, que fala exatamente o que é: por exemplo, ROUPA ou ROUPARIA;
b) o uso de figuras de linguagem, como metáfora, personificação, metonímia etc, por exemplo, ROCK IN ROUPA;
c) termos que se relacionam apenas indiretamente com características comumente associadas ao objeto da marca, por exemplo: ALISA A ROUPA.
d) a combinação de termos que, embora não distintivos quando isolados, resultam em expressão não usual, por exemplo: ROUPARIA MONIQUE.

MARCAS ARBITRÁRIAS

As MARCAS ARBITRÁRIAS, por sua vez, são formadas por palavras já existentes, mas que não têm nada a ver com o produto ou o serviço do negócio. Exemplo: VISTA A LIBERDADE. Percebe que a gente poderia utilizar essa marca para lavanderia de roupa, roupa fitness, alimentos light gostosos, agencias de viagens, etc.

Na vida real, exemplos de marcas arbitrárias são: Pitu (palavra indígena: Casca escura), Apple (palavra ingles: maçã, porém é usada para celular i-phone).

Esse tipo de marca é sensacional e muito fácil de registrar justamente por “não ter nada a ver com o nicho” de atuação dela.

Mas se você deseja criar uma marca autêntica, criativa, diferente e única, vai na MARCA FANTASIOSA, porque é tiro certeiro.

MARCAS FANTASIOSAS

 

 

 

 

As MARCAS FANTASIOSAS são aquelas formadas por palavras e/ou silabas que não existem em nenhum lugar. São marcas TÃO diferentes e peculiares, que ninguém mais conseguirá fazer o seu raciocínio e por isso mesmo ela é MARCANTE. Sobre as marcas fantasiosas vou te dar algumas ideias, tá bom?

Na vida real, exemplos de marcas fantasiosas, são: Nike, Adidas, Dove.

Para criar uma marca fantasiosa, você pode partir de vários princípios. Por exemplo:

Você pode usar algo relacionado com o arquétipo do seu cliente (heroi, criador, cativante, tigre, aguia, arvore), ou pode usar algo traduzido para um idioma muuuito diferente, tipo búlgaro, ou fazer anagramas, ou siglonimização, ou tudo isso junto.

-> O que é “Siglonimização”? Siglonimização é a formação de palavras utilizando as letras ou as siglas de uma seqüência de palavras, por exemplo:

Academia Brasileira de Letras – ABL;

Livia Fornaciari Marcos – LFM;

Livia Fornaciari Marcos – FO MÁ LI

Livia Fornaciari Marcos – NA COS VI 

-> O que é “Anagrama”? Anagrama é o embaralhamento de palavras, por exemplo:

Fornaciari – CONFRARIA

Meu Heroi (arquetipo) – HIOMERU

Luz e Aroma (velas) – ROMELUZA

Resumindo...

Prontinho, chegamos ao fim desse post. Viu como tem várias maneiras de criar uma marca? Agora você já tem todas as feramentas em mãos e é só soltar a criatividade.

Ah, eu quase ia esquecendo de falar o mais importante. Antes de bater o martelo, faça a consulta no INPI.

Você deve fazer a consulta da marca no INPI independente do tipo dela, seja evocativa, arbitrária ou fantasiosa.

Entre em contato comigo. Eu vou realizar a consulta e elaborar um parecer jurídico sobre todos os aspectos técnicos da sua marca, te mostrando os riscos e as vantagens dela. Com o estudo que eu faço, eu vou te ajudar a decidir todos os detalhes da sua marca.

Precisa criar uma marca, mas está com bloqueio criativo?

Se você está pensando em criar uma marca, mas está com um bloqueio esse post é para você.

Esse tipo de bloqueio é muuito comum, eu mesma, que trabalho com isso todos os dias, as vezes me vejo nessa situação (confesso que é exatamente o que estou passando agora, enquanto escrevo esse artigo).

Não é fácil. A gente tem que pensar em vários aspectos de uma marca:

– Que a gente gosta

– Que vai atrair o cliente

– Se o que estamos pensando, de fato representa o nosso produto ou serviço

– Se a marca é de fácil memorização

– Quanto a gente está disposto a investir em educação do nicho (está diretamente ligado com a memorização)

– Se vamos ter uma logomarca desde o início ou se vamos começar apenas com o nome

– O que as pessoas próximas, como marido, esposa, namorado(a), pai, mãe, acham da nossa ideia..

– E por aí vai…

ITENS OBRIGATÓRIOS NA MARCA

Eu escrevi esse post para te ajudar na missão de criar uma marca criativa e unica, então já abre o seu bloco de notas para anotar todas as ideias que forem surgindo conforme a leitura, tá bom?

Você tem que começar entendendo para que a marca serve. Então vamos lá.

A marca serve para identificar e distinguir o seu negócio no mercado de consumo, por isso ela não pode ser igual a nenhuma outra e não pode ser “trivial”.

Quando eu digo “trivial”, eu me refiro a marcas óbvias, por exemplo, ROUPA, ou ROUPA PRETA, ou ROUPA LINDA, ou ROUPA PASSADA. Esses termos não são marcas, porque apenas descrevem algo e não têm capacidade de distinguir e identificar uma loja no mercado.

Se formos transformar essas palavras em marcas, ficariam assim: ROUPARIA MONIQUE, ou ROCK IN ROUPA, ou VISTA A LIBERDADE, ou LIS’A LISA ROUPA,..

Simples, né?

Bom, quais informações você precisa captar até aqui? Primeiro, que a marca não pode apenas descrever uma coisa; segundo, que a marca deve ser marcante a ponto de identificar o seu negócio no mercado e, terceiro, que a marca deve ser diferente, de modo que não seja a cópia de outra e que não se confunda com outra.

Sobre não confundir com outra marca

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre não confundir com outra eu quero dizer que não basta ser diferente na escrita, mas que tem que ser diferente também na pronúncia, no contexto e na ideia. Para você entender eu vou continuar falandos dos exemplos anteriores, tá bom?

Em relação à marca ROCK IN ROUPA, não poderia existir a seguinte marca: ROSCA IN ROUPA, pois é parecida tanto na escrita, quanto no contexto e na ideia.

Em relação à marca VISTA A LIBERDADE, não poderia existir a seguinte marca: VISTA-SE DE LIBERDADE ou LIBERTE-SE PARA VESTIR, pois o contexto e a ideia são os mesmos.

Em relação à marca LIS’A LISA ROUPA, não poderia existir a seguinte marca: ALISA ROUPA, pois é parecida na escrita e é identica na pronúncia, no contexto e na ideia.

Quanto mais diferente, maior é a chance de êxito no registro.

Se você está aqui nesse post, tenho quase certeza que você já ouviu falar da importancia de registrar uma marca, aliás, é o registro que garante que sua marca continuará sendo diferente no mercado.

Sabe como? Com o registro a sua marca não pode ser usada nem registrada por mais ninguém, sendo assim, a sua marca sempre será unica e diferente no mercado. Incrivel, né?

Então... Como criar uma marca?

MARCAS EVOCATIVAS

Tecnicamente falando nós temos 3 tipos de marcas: Evocativas, Arbitrárias e Fantasiosas.

As MARCAS EVOCATIVAS são aquelas que lembram algo. São termos ou logomarcas formados por elementos que fazem referência a característica dos produtos ou serviços. Mas atenção, porque fazer referencia ao produto/serviço não significa que você vai simplesmente descrever alguma coisa, pois se você descrever, vai cair naquela cilada da ROUPA, ROUPA PRETA, ROUPA LINDA E ROUPA PASSADA, ok?

 

 

 

 

 

 

Vou abrir um parenteses aqui: Você sabe o que a palavra evocar significa? Bom, primeiramente, com certeza você sabe que “invocar” significa de fora para dentro por causa daqueles filmes de terror, né? Mas ao invés de “invocação do mal”, eu vou falar “invocação do bem”, tá? (risos) De qualquer maneira, fato é que “invocar”, significa que algo está fora e que você vai colocar para dentro de si. Em contrapartida, “evocar” significa algo que está dentro e que você vai colocar para fora. É, portanto, uma ideia que sai de dentro de si, algo que você lembra. Quando nós conversamos ou escrevemos algo, nós estamos evocando as palavras. Quando nossa memória está ruim, estamos com problemas de “evocação”. Pronto, esse monte de exemplo não vai te deixar esquecer.

A MARCA EVOCATIVA possui:

a) linguagem direta, que fala exatamente o que é: por exemplo, ROUPA ou ROUPARIA;
b) o uso de figuras de linguagem, como metáfora, personificação, metonímia etc, por exemplo, ROCK IN ROUPA;
c) termos que se relacionam apenas indiretamente com características comumente associadas ao objeto da marca, por exemplo: ALISA A ROUPA.
d) a combinação de termos que, embora não distintivos quando isolados, resultam em expressão não usual, por exemplo: ROUPARIA MONIQUE.

MARCAS ARBITRÁRIAS

As MARCAS ARBITRÁRIAS, por sua vez, são formadas por palavras já existentes, mas que não têm nada a ver com o produto ou o serviço do negócio. Exemplo: VISTA A LIBERDADE. Percebe que a gente poderia utilizar essa marca para lavanderia de roupa, roupa fitness, alimentos light gostosos, agencias de viagens, etc.

Na vida real, exemplos de marcas arbitrárias são: Pitu (palavra indígena: Casca escura), Apple (palavra ingles: maçã, porém é usada para celular i-phone).

Esse tipo de marca é sensacional e muito fácil de registrar justamente por “não ter nada a ver com o nicho” de atuação dela.

Mas se você deseja criar uma marca autêntica, criativa, diferente e única, vai na MARCA FANTASIOSA, porque é tiro certeiro.

MARCAS FANTASIOSAS

 

 

 

 

As MARCAS FANTASIOSAS são aquelas formadas por palavras e/ou silabas que não existem em nenhum lugar. São marcas TÃO diferentes e peculiares, que ninguém mais conseguirá fazer o seu raciocínio e por isso mesmo ela é MARCANTE. Sobre as marcas fantasiosas vou te dar algumas ideias, tá bom?

Na vida real, exemplos de marcas fantasiosas, são: Nike, Adidas, Dove.

Para criar uma marca fantasiosa, você pode partir de vários princípios. Por exemplo:

Você pode usar algo relacionado com o arquétipo do seu cliente (heroi, criador, cativante, tigre, aguia, arvore), ou pode usar algo traduzido para um idioma muuuito diferente, tipo búlgaro, ou fazer anagramas, ou siglonimização, ou tudo isso junto.

-> O que é “Siglonimização”? Siglonimização é a formação de palavras utilizando as letras ou as siglas de uma seqüência de palavras, por exemplo:

Academia Brasileira de Letras – ABL;

Livia Fornaciari Marcos – LFM;

Livia Fornaciari Marcos – FO MÁ LI

Livia Fornaciari Marcos – NA COS VI 

-> O que é “Anagrama”? Anagrama é o embaralhamento de palavras, por exemplo:

Fornaciari – CONFRARIA

Meu Heroi (arquetipo) – HIOMERU

Luz e Aroma (velas) – ROMELUZA

Resumindo...

Prontinho, chegamos ao fim desse post. Viu como tem várias maneiras de criar uma marca? Agora você já tem todas as feramentas em mãos e é só soltar a criatividade.

Ah, eu quase ia esquecendo de falar o mais importante. Antes de bater o martelo, faça a consulta no INPI, tá bom?

Você deve fazer a consulta da marca no INPI independente do tipo dela, seja evocativa, arbitrária ou fantasiosa.

Entre em contato comigo. Eu vou realizar a consulta e elaborar um parecer jurídico sobre todos os aspectos técnicos da sua marca, te mostrando os riscos e as vantagens dela. Com o estudo que eu faço, eu vou te ajudar a decidir todos os detalhes da sua marca.