blog
16 razões para registrar a sua marca
Nesse post eu selecionei 16 razões que você...
Quem precisa registrar a marca?
Você está começando o seu negócio e não sabe se...
Caso Mickey. Domínio Público de personagens com várias versões
No início de 2024 a Disney perde os Direitos Autorais do Mickey. Publicação independente. Artigo academico elaborado para a obtenção de título de pós graduação em Propriedade Intelectual na Puc Rio, 2024.
O que fazer quando o registro da marca é indeferido?
É muito comum o registro da marca ser indeferido...
Como montar uma marca criativa e diferente?
Como criar uma marca criativa?
Existem 3 tipos de marcas: As Evocativas, as Arbitrárias e as Fantasiosas. Com certeza uma delas vai fazer sua cabeça.
ATUALIDADES

Em vigor 12ª edição da Classificação de Nice
No dia 01/01/2023, após definição do Comitê de Especialistas da União de Nice, entrou em vigor a nova edição da Classificação Internacional de Produtos e Serviços de Nice. Embora o Brasil não seja signatário do acordo, o INPI já vem se preparando para adotar a nova edição da classificação, a NCL(12).

INPI faz alerta contra golpes e fraudes.
Estelionatários fingem ser o INPI e exigem pagamento para que a Marca se mantenha registrada e protegida. A exigência de dinheiro em nome do INPI ocorre via email, WhatsApp e telefonema, através de boletos e PIX. Atenção: O INPI não envia boletos, o INPI não telefona, o INPI não manda mensagem de WhatsApp, nem manda emails. Todos os boletos do INPI são GRU e são emitidos direto no site pelo próprio usuário. A pessoa ou a empresa que for vítima de golpe deve comunicar ao INPI no link disponibilizado na primeira página do site https://www.gov.br/inpi/pt-br.

Marca internacional<br />
A partir de 2019 o registro internacional de Marca pode ser feito pelo Protocolo de Madri, o usuário escolhe. Nele, o usuário pode requerer, ao mesmo tempo, o registro da sua marca para diversos países, mediante um único processo, em um único idioma, com uma única data de prorrogação, com pagamento em uma única taxa, sem a obrigatoriedade de pedido em vários países, sem envolver consulados e embaixadas. Estima-se que o tempo de resposta de aprovação ou reprovação seja mais ágil quando comparado ao tempo de pedidos múltiplos em cada país.

Marca sem registro, mas em uso?
O direito de precedência permite que a empresa que utilizar determinada Marca há pelo menos 6 meses, poderá impedir que outra a registre, desde que apresente esse pedido junto ao INPI. Sobre o tema, recentemente o órgão federal modificou o entendimento e estendeu o prazo de apresentação desse pedido para até 6 meses após o registro supostamente irregular.
Não perca tempo, registre a sua marca agora.
Entre em contato por e-mail ou por Whatsapp:
Contato:
Whatsapp / Cel: (19) 9 7113-7952
contato@liviafornaciari.com.br