Você já se deu conta de que o numero do seu CPF e do CNPJ do seu empreendimento é o Governo que determina, mas a marca do seu “algo” é você quem escolhe?
Se você está começando a empreender você invariavelmente está diante de questões de marketing e vendas, afinal você quer lucrar e como qualquer outro empreendimento, o seu também depende das vendas para crescer.
Muito se fala sobre marketing e vendas, mas pouco se fala sobre a marca do seu negócio, e quando digo “marca” quero dizer no sentido institucional, como se fosse um “CNPJ” só que sem números. Calma, vou te explicar.
Você sabe o que significa CPF e CNPJ, certo? De um modo bem prático e sem entrar nas definições jurídicas, ter CPF significa que você é pessoa física e ter um CNPJ significa que você tem uma empresa. Qualquer pessoa tem CPF, porém sabemos que nem todas as pessoas têm CNPJ. Essas definições são facilmente entendidas por todo mundo e dizer que tem um CPF ou CNPJ não requer maiores explicações.
O mesmo se aplica a uma marca.
Dizer que tem uma marca não requer nenhuma explicação, porque é implícito que ela representa “um” “algo” e que esse “um” “algo” é diferente de tudo o que já existe no mercado, afinal, logo de cara já dá pra saber que, no mínimo, o seu jeito de vender é diferente do do seu vizinho, certo?
Agora preciso abrir os seus olhos para um detalhe sobre a marca que pouquíssimas pessoas percebem.
Você já se deu conta de que o numero do seu CPF e do CNPJ do seu empreendimento é o Estado que determina, mas a marca do seu “algo” é você quem escolhe? Ter isso em mente na hora de direcionar o seu negócio e decidir a marca dele é de extrema importância, por isso vou te dar um exemplo fácil, um exemplo de um marca muito conhecida.
Com certeza é muito mais facil vender uma folha de papel dizendo simplesmente que é uma “folha sulfite” do que dizendo que é uma superfície de folha retangular, lisa e porosa que apresenta excelente aderência à tinta de impressoras, canetas, canetinhas assim como aos pigmentos do lápis preto e de colorir, que possui 21cm x 29,7cm e que pode ter gramatura de 75g/m2, 90g/m2, 120g/m2 ou 180g/m2….
Aposto que você cansou de ler esse textão e eu também cansei, mas o ponto aqui é que a essa altura do campeonato você já deve saber que o marketing explica que esse desgaste que nós acabamos de vivenciar gera o afastamento dos compradores e é exatamente aí que a marca entra: a marca serve para identificar o seu “algo”, segurar os compradores e converter as vendas, sem ter que explicar todos os detalhes. Nesse caso a marca é simplesmente “folha sulfite” e todos entendem do que se trata.
A marca tem a função e o poder de conectar compradores e realizar vendas apenas pelo fato de facilitar a comunicação entre o seu “algo” e a necessidade das pessoas. Do mesmo modo como pessoas têm CPF e empresas têm CNPJ, o seu “algo” deve possuir uma marca para ser chamado e, assim, integrar um mercado já cheio de informações e se destacar para os compradores.
Lembre-se, você tem o seu “algo” e dessa vez é você quem escolhe o nome dele. Você vai vender a “folha sulfite” ou o textão?